O BRASÃO DO P.A

O BRASÃO DO P.A
O P.A de Afogados não aceita ficar para trás, nós fazemos a diferença

7 de agosto de 2011

ALCOOLISMO NA ADOLESCÊNCIA


Por que os jovens caem nesse vício?
Recentemente pesquisadores britânicos divulgaram um estudo que aponta que jovens que começam a beber antes dos 15 anos têm mais probabilidade de desenvolver o alcoolismo na vida adulta. Isso ocorre porque o cérebro dos adolescentes, em rápido desenvolvimento, fica programado para ligar o álcool ao prazer.
Fizemos uma enquete no canal Jovem e perguntamos o que pode ser considerado alcoolismo. Para 40% dos nossos leitores, alcoólatra é aquela pessoa que bebe todos os dias. Mas será que é isso mesmo que caracteriza um dependente de álcool? O psicólogo Márcio Regis explica que a principal característica de um jovem alcoolista é a dificuldade de decidir sobre o seu hábito de beber compulsivamente. “O alcoólatra bebe de forma abusiva sem saber o momento de parar. Já a pessoa que bebe social sabe o momento de parar de beber”. Ou seja, você pode beber socialmente todos os dias e não ser um alcoólatra, por outro lado pode beber esporadicamente, mas sem controle e ser considerado um dependente.
Por que os jovens entram nessa?
Moda, influência dos amigos, fuga dos problemas e até mesmo por influência da família. Muitos são os motivos que podem levar um jovem a desenvolver o gosto e o hábito de beber. Para a psicóloga Vanessa Muller, os jovens procuram por bebidas alcoólicas devido à pressão do grupo de amigos, desentendimento com os pais e mudanças provenientes da própria fase da adolescência.
Já outros jovens costumam desenvolver o vício porque encontram dentro da própria família pessoas alcoólatras, que acabam servindo de exemplo para eles. Márcio explica que o alcoolismo é uma doença biopsicossocial, ou seja, possui fatores genéticos, psicológicos e sociais e as chances do filho desenvolver o alcoolismo tendo um pai alcoolista é maior do que o filho que tem um pai que possui aversão ao álcool. “Isso se deve por questões genéticas ou por comportamento aprendido. Quando não genético, é comportamental, ou seja, o filho desde pequeno viu seu pai chegar bêbado em casa, presenciou brigas com sua mãe, apanhava do pai alcoolizado. Por observação, o jovem acredita que o modelo de homem e de pai é esse, de um homem violento, que bebe em excesso. O filho não possui outra referência de homem e acaba se espelhando nesse tipo de comportamento inadequado e patológico”.
Os prejuízos
São incontáveis os problemas que o álcool pode causar ao organismo. Claro que estamos falando aqui quando consumido em grandes doses, pois em pequenas quantidades ele não traz nenhum prejuízo à saúde. “A bebida não só causa danos psíquicos como também familiares, sociais, no trabalho, além de problemas físicos, causando até a morte. Entre as perdas psicológicas podemos destacar a depressão, baixa tolerância à frustração, amnésia, mudança de humor, sintomas de falta da droga, negação, depressão crônica, ansiedade, fobias, atenção e percepção, falta ou excesso de sono, baixa auto-estima”, conta Márcio.
Como tratar?
O primeiro passo para o tratamento é a aceitação do vício, ou seja, a pessoa alcoolista precisa reconhecer sua dependência. “Muitas vezes o adolescente não percebe o quanto está dependente da bebida. Sendo assim, é preciso ajudar o jovem a reconhecer que tem um problema e que é necessário se tratar abstendo-se do álcool. Procurar ajuda especializada, e se envolver no problema, pois assim como o uso de drogas, o álcool também afeta e adoece a família como um todo”, esclarece a psicóloga Vanessa Muller.
Jovens que não bebem, mas afirmam que se divertem mesmo assim
Álcool na família é rotina para metade dos adolescentes que bebem demais
Levantamento aponta ainda que maioria começa a ingerir álcool aos 13 anos
publicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JOVENS DA UNIVERSAL

JOVENS DA UNIVERSAL
SE VC QUER SER UM JOVEM DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS DEVE SOMENTE PARTICIPAR DAS AULAS DADAS PELO P.A NOS DIA DE SEGUNDA E TERÇA ÀS 19:00 COM TIAS ESPECIALIZADAS PARA ATENDER A CADA UM QUE CHEGAR!!!!♥

A FORÇA DO P.A

A FORÇA DO P.A
IGUAL A ELE É DIFICIL ACHAR